(Antonio dos Santos)
Saudações Racionais a todos!
A Cultura Racional, contida nos Livros Universo em Desencanto, nos emociona com a simplicidade de suas verdades exuberantes e nos presenteia com textos lindíssimos e elevadíssimos como o que transcreveremos a seguir!:
"Agora, na Fase Racional, na fase do Raciocínio, é o que você está vendo, a definição completa do seu ser e do mundo de matéria em que vive.
Era o que você procurava na fase de animal e nunca encontrou, porque a fase animal foi e é uma fase de lapidação.
E a Fase Racional, é a fase de definição de tudo e de todos.
Então, na Fase Racional, você é levado para o seu verdadeiro Mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL; ficando na Terra mas, ligado no MUNDO RACIONAL, pelo desenvolvimento do Raciocinio.
Vivendo nesse mundo de matéria e ligado no seu verdadeiro Mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL.
Então ai, encontrando satisfação e estímulo de viver, até quando tiver de viver, nesta passagem da vida da matéria.
Aí vivendo, porque sabe porquê estão vivendo, porque sabe de onde veio, para onde vai e como vai.
Então, vive com consciência Racional, com consciência básica definitiva.
Mas na outra fase, na fase de animal, viviam sob o estado de inconsciência e por isso, tudo era negativo. E na Fase Racional, é positivo, por ser consciente Racional. Racional tem base, o ponto de partida e de chegada.
Na fase do animal não tinha, era tudo vazio, sem princípio e sem fim. Desta forma, estavam todos com a individualidade perdida, porque ninguém sabia a causa e a origem de coisa nenhuma.
Já na Fase Racional, você está completo de tudo, sabendo de onde saiu, porque saiu, como saiu e como aí veio parar, nessas condições que está, e como voltar para o seu verdadeiro Mundo de Origem.
Então, na Fase Racional, você tem um ponto básico, definitivo de vida e da origem da vida, e da origem deste mundo; sabe porquê está vivendo, sabe de onde veio, sabe para onde vai e como vai.
Na Fase Racional, você tem alegria e satisfação de viver, porque sabe porquê está vivendo, sabe quem é você e quem são todos. Sabe o porquê você assim é, sabe o porquê assim são.
Sabe o porquê viviam nessas condições. Sabe e conhece a verdadeira origem. Então, tem a maior satisfação de viver, porque sabe o porquê está vivendo, porque vive alegre, feliz e contente e dizendo: "- Hoje sei o que sou e o porquê que assim sou, de onde vim e para onde vou.
Vivo, mas sei porquê vivo e por isso, conheço a causa, e a origem, e o princípio desse monturo de ruínas deformadas, que é esse mundo, que ninguém sabia o porquê dele. Hoje eu tenho prazer de viver, porque sei o porquê estou vivendo."" (702-H-24/27).