DESTAQUES

Postagens em Destaque

sexta-feira, 30 de março de 2018

BREVE COMENTÁRIO DE UM CIENTISTA ACERCA DO LIVRO UNIVERSO EM DESENCANTO.



(Antonio dos Santos)

BREVE COMENTÁRIO DE UM CIENTISTA ACERCA DO LIVRO UNIVERSO EM DESENCANTO.
( Por Gaspar Rodrigues Pereira, saudoso Professor de Mecânica Celeste da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense).
"Este Livro contém uma mensagem dirigida à humanidade. O estilo apologético é vazado em linguagem simples e, por vezes, figurada, sem prejuízo do valor das verdades substanciais que ensina.
Apresenta uma supercosmologia, que parte da existência de um meta-universo perfeito, a PLANÍCIE RACIONAL, de onde viemos e para onde retornaremos algum dia. Explica e justifica a existência do universo perecível em que vivemos.
Mostra o caminho a trilhar para atingir o reino do Absoluto, fazendo uso pleno da razão, o que se conseguirá uma vez alcançado o estado de graça da IMUNIZAÇÃO RACIONAL.
Nos quadros dessa ciência superior são inseridas as explicações da origem da matéria, do desenvolvimento da vida e do fenômeno da consciência; introduzido o Princípio da Finalidade, da Liberdade e da Sobrevivência.
Mostra, ainda, ao desenvolver as suas teses,que não se trata de uma religião: não há uma dogmática imposta pela autoridade, de onde se deduziriam crenças e se estabeleceriam normas de conduta sujeitas a sanções inapeláveis. Há, isso sim, uma percepção direta do Infinito.
Distingue, o Livro, a natureza invariante desse meta-universo, despido de aparências fugazes, caracterizando-o como entidade que "é" e não como entidade que "está sendo", como no caso do nosso universo deformado da verdade contingente.
O leitor atento, persistente na reiteração da leitura e culto, encontrará nas páginas deste Livro as mais legítimas conquistas do pensamento filosófico e científico de todos os tempos, passando por Platão e terminando nas realizações científicas contemporâneas, que, diga-se de passagem, são uma vitória do Platonismo.
Eis algumas correlações entre esse pensamento e o conteúdo do Livro: neste, o homem é vinculado ao universo (sete sementes), o qual deverá findar-se com o retorno do último ser humano à sua base de origem, a PLANÍCIE RACIONAL.
Esse supersubjetivismo encontra-se em Eddington e é abraçado, pode dizer-se, pelos matemáticos e físicos atuais, todos filiados ao Platonismo.
Vê-se que o Livro sustenta que a vida preexiste ao ser humano; que o corpo e o espírito constituem uma unidade, que permanecerá na outra vida, com nova natureza.
Esta unidade é sustentada por W. James e por B. Russel (Neorrealismo). O Livro introduz à diversificação da eternidade, decompondo-a segundo uma hierarquia. Isso equivale à introdução da diversificação do Infinito na ciência hodierna, feita por George Cantor com sua fabulosa Teoria Transfinito.
O Livro faz uma crítica fundamentada à impotência da razão humana, condicionada pelas imperfeições inerentes ao nosso universo. Essa insuficiência foi demonstrada pelos trabalhos notáveis de dois grandes vultos da ciência formal moderna: Kurt Gödel e P. Cohen, quando provaram a existência dos indecidíveis".
Saudações Racionais a todos!



RATIONAL PARTS! NEW GERATIONS

RATIONAL PARTS! "It's this mania that no one is content with being small, everyone wants to be big. No one is content with being po...