.
O Português Racional é um português para o povo.
E o português erudito, português científico, português filosófico,
é um português formado e específico de uma minoria.
Falar natural é uma coisa e falar com privilégios e superioridade
É outra coisa.
Então tem o português dos prosas, o português difícil, erudito.
e tem o português natural, simples, do povo, sem vaidade, esse que comunica com o povo, porque é dito na sua linguagem, para que todos entendam e mio um português erudito, que para entendê-lo é preciso que a pessoa faça parte de uma academia e nem todos tem recursos para isso, somente um pequeno ou insignificante número.
Então esses, que pensam que sabem mais, por se julgarem mais ilustrados, que passaram por uma formação acadêmica, devem conjecturar que a linguagem e simples, porque e para todos, indistintamente.
Então tem que fazer que nem o garimpeiro: tirar o cascalho todo, para encontrar a essência que esta envolvida dentro deste cascalho, o brilhante.
o cascalho são os erros, são as repetições maçantes esta linguagem ingênua e simples.
E peneirando, encontrará envolvido neste cascalho, a maravilha das maravilhas, o brilhante precioso que esta na essência da Cultura Racional e não nesse cascalho envolvente, que esta obra e feita na linguagem do povo para o povo.
Leia com paciência, carinho e atenção, não leve em consideração a forma que esta escrita e sim, procure ver o seu conteúdo, procure sentir o conteúdo e não ligue a forma ingênua de que e feita essa composição, que e na linguagem do povo, para que o povo entenda; então tinha que ser feito assim, na linguagem popular e não em linguagem erudita que o povo não entende nem compreende.
Muitos se perdem por ligar a forma e ao modo que esta redigida. Mas não ligue a forma da redação, leia e releia para entender e sentir melhor, que a sua satisfação será grandiosíssima, depois que conhecer o que é Cultura Racional.
E diferente dos moldes literários, porque é um postulado de outra esfera - o MUNDO RACIONAL.
|