O RACIOCÍNIO E O PENSAMENTO SÃO FUNÇÕES MUITO DIFERENTES
Muita gente confunde o raciocínio com o pensamento. E para dar uma noção da diferença gritante que existe entre essas duas funções, é preciso ter como base a Verdadeira Origem da Humanidade e do mundo em que vivemos, porque não há efeito sem causa.
A base da vida, para entender essa grande diferença entre raciocínio e pensamento, são as leis naturais universais emanadas do Mundo Superior, o Mundo da Razão da Vida, origem de tudo e de todos neste segundo mundo em que vivemos.
Isso posto: o que é raciocínio e o que é pensamento?
Raciocínio é uma função que mantém atitudes do vivente em correspondência às leis naturais universais, de paz, amor e fraternidade, inexistindo o interesse individualista.
E sendo uma função transcendental, em conformidade com as leis emanadas do Mundo Superior, eleva o vivente até que ele alcance e se ligue nesse Mundo Superior, o Mundo da Razão da Vida, o MUNDO RACIONAL.
O pensamento é uma função inversa, do mundo material, levando o vivente a manter atitudes sempre voltadas para o interesse individualista, fazendo com que esse vivente se mantenha cada vez mais ligado no mundo inferior de matéria.
E por desconhecer essa grande diferença entre raciocínio e pensamento, muitas vezes a pessoa está raciocinando e diz que está pensando, e vice-versa.
A comunicação feita entre a humanidade sob o domínio do pensamento, é que trouxe o mundo em que habitamos ao desequilíbrio moral, físico e financeiro, gerando atritos, conflitos, guerras e a mortandade.
O individualismo do pensamento, está provado, não traz nada de positivo para ninguém, muito menos para quem o abraça.
Quando todos entenderem isso, concluirão que o raciocínio é a única solução de tudo e de todos neste segundo mundo em que estamos. Aí é que vão fazer questão de desenvolver o seu raciocínio, pesquisando sobre a fiel observância das leis naturais universais em sua vida, contidas nos Livros do desenvolvimento do raciocínio, trazidos à Terra pelo Mundo Superior de onde viemos, o MUNDO RACIONAL.
Concluirão, então, com facilidade, que não vale a pena pensar e, sim, somente raciocinar, porque o raciocínio une e é o que faz a união da humanidade, e o pensamento divide e faz a desunião da humanidade.
A união é construtiva e faz a concórdia universal. E a desunião é destrutiva e faz a discórdia entre todos.
E sendo a Fase em vigor na Natureza para o desenvolvimento do raciocínio, pelo fato da fase do pensamento ter sido encerrada pelo PODER SUPREMO A TUDO E A TODOS, que é DEUS, o RACIONAL SUPERIOR, todos precisam e necessitam, para o seu próprio bem e de toda a humanidade, procurar conhecer, ler e pesquisar os Livros do desenvolvimento do raciocínio, “Universo em Desencanto” de Cultura Racional, para que se liguem à ENERGIA RACIONAL, do MUNDO RACIONAL, garantindo seu retorno, em vida, ao MUNDO RACIONAL.
DEUS quer a volta de todos ao MUNDO RACIONAL, porque todos são filhos de DEUS! E se DEUS assim quer, é um grande desrespeito a DEUS e a si mesmo querer o contrário.
Pelo exposto fica fácil compreender o porquê é vital o desenvolvimento RACIONAL, pois, raciocinando é que se vai subindo, fortalecendo energeticamente e se equilibrando. E pensando a pessoa vai descendo e se desequilibrando energeticamente, enfraquecendo-se até se transformar para o abismo dos abismos, em classes inferiores de vida.
Portanto, “RACIOCINAR, SEMPRE! Pensar, nunca.”
Raciocinando está subindo. Pensando está descendo! Para ver como a função do pensamento é o inverso da função do raciocínio.