A natureza é de transformação, nisso a humanidade vai conhecer o porquê detalhadamente na Cultura da Natureza, a Cultura Racional, contida nos livros Universo em Desencanto.
Então o conhecimento racional transcende tudo que a humanidade conhece, por ser de um mundo superior, trazido à Terra por um habitante da Galáxia Racional.
Descreve o por quê do antes do ser, com provas e comprovações individuais, onde passamos a saber a composição do antes de ser matéria e como nos materializamos nessa forma humana.
Define o relógio humano ( cabeça) nas suas três funções: imaginação, pensamento e raciocínio.
O que cada fase da natureza desenvolveu e desenvolve na evolução humana.
Um conhecimento cultural das forças superiores que trabalham na junção fraternal da salvação de tudo e todos, pelo desenvolvimento do Raciocínio ( Habitante de Energia Pura, materializado na glândula pineal).
Compreende os entendimentos com a regência natural da natureza, no diálogo direto com os seres puros, limpos e perfeitos,habitantes do primeiro mundo o MUNDO RACIONAL.
A Cultura Racional, define com provas e comprovações o antes de ser: Sol, Lua, Estrela, Água, Terra, Animais e Vegetais, de como somos influenciados por estes e pelos planetas, pelos invisíveis que estão entre o sol e a terra.
Compreende assim a Cultura Racional um grandioso conhecimento do antes de tudo ser, de onde viemos, como viemos, para onde vamos e como vamos.
Os três ciclos da natureza contados numa linguagem para todos; o pensamento comandou o homem até 1935 e agora a Natureza que é Energia mudou sua fase para a racionalização dos povos, onde todos vão conhecer o seu mundo de origem e saber como voltar para ele.
Enquanto a humanidade permanecer ligada ao pensamento, continua na liquidação moral, física e financeira, é preciso desenvolver o Raciocínio e sair do sofrimento, desse salve-se quem puder e se puder.