"A escola do mundo é a escola do mal e por isso, a malícia é reinante nas idéias dos seres humanos. Malícias estas, que fazem o vivente, por viver nessa escola, pensar mais mal do que bem. É por isso que fazem confusões do bem com o mal e do mal com o bem. Influências desses próceres, que pertencem a essa hierarquia dos viventes invisíveis do vácuo, deformados em categoria superior aos deformados aí da Terra, que são os humanos. E por serem deformados, esses viventes do vácuo, são iguais a vocês aí da Terra; pertencem todos a essa deformação, existindo no vácuo, os bons e os maus, como aí na Terra, existem bons e os maus, como aí na Terra, existem bons e maus, e há planetas bons e maus.
Sim, os planetas também são deformados, por pertencerem a essa deformação, com sua vida diferente e seus lugares de viverem. Então, o que está entre a Terra e o Sol, são pertences da deformação de uma vez deformados, dão origem ao bom e ao mau. Mas, na parte Racional, na IMUNIZAÇÃO RACIONAL, já é diferente e por assim ser, impera uma justiça só: a do bem. Não há mal, porque, o que é Racional é puro, limpo e perfeito e o que é de deformação, é muito diferente, sujo e cheio de defeitos; e por assim serem, aparentam o que não são.
Agora, diz o infante: "- Ah! Eu julgava que onde está bem, está o mal." Sim, o mal está onde está o bem, no mundo da deformação, mas no que se diz de Racional, não. É uma coisa só e não desvirtua do seu ser de forma alguma."
(Pag.106/107,1° Volume, Livro: Universo em Desencanto, autor: Racional Superior).