"E assim, a vida de um inconsciente é a vida do encanto, a vida dos mistérios, a vida dos enigmas, a vida do infinito.
Vivendo assim, derrotados pelo sofrimento e derrotados pela constituição de serem seres de matéria, que por si mesmo si destrói.
Não sabiam o porquê a natureza assim os fez. Não sabiam o seu verdadeiro natural, vivendo assim, nesse estado de inconsciência, com essa vida é cheia de contradições, cheia de estórias e contos, sem base e sem lógica. Todos à procura do ser real e não encontravam, como nunca encontrarão. Ficaram agonizando, amargurados, por coisa alguma de certo saberem a seu respeito, por coisa alguma de real saberem a seu respeito, e dizendo: "- Eu sou um ser Racional. Onde está minha origem? Onde é minha origem? Como posso conhecer a minha origem? Quando é que eu vou conhecer a minha origem? Quando é que eu vou saber de onde vim e para onde vou? Quando é que eu vou saber o porquê da existência deste mundo que eu hábito? Quando é que estes mistérios serão desvendados? Quando é que estes enigmas serão desvendados? Quando é que este infinito e transfinito serão desvendados?"
E assim, uma infinidade de resposta milenares, uma infinidade de perguntas e respostas milenares ficando por conhecer e por saber o certo. Vivendo nessa incerteza e dizendo: "- Que mundo é este que nós habitamos, que não sabemos o porquê dele. É um mundo misterioso, cheio de mistérios, e a nossa vida é uma vida misteriosa".
E assim, uma infinidade de perguntas e respostas. Hoje, todas as respostas aí em suas mãos."
( pag.103, 21° Volume, Livro UNIVERSO EM DESENCANTO, autor: RACIONAL SUPERIOR)