Então, por essa plenitude de quem vê, quem sabe e de quem conhece os efeitos, chega-se ao ponto de compreender que traz consigo o Tesouro Racional, que é o tesouro dos tesouros; a parte mais valorosa integralmente ou integrantemente que o viril humano há muito estava necessitando.
É um conhecimento que não é ciência, por se desenvolver naturalmente no próprio ser humano, através do conhecimento do que é imunização. Não precisa prática, não precisa teoria, nem precisa desenvolvimento. Basta somente saber o que é IMUNIZAÇÃO RACIONAL para, então, estar certo de que tem a libertação sob todos os pontos de vista, de estar completamente liberto do encanto desse mundo.
Aqui está a redenção pelos pontos básicos, pela solução de todos os mistérios desse encanto, e a verdade provada e comprovada de toda esta realidade. Esta é a salvação eterna em prol de todos e do mundo, pelo conhecimento do princípio, do fim do mundo e de tudo, pelas bases demonstrativas, pelas provas exuberantes, pelo equilíbrio e pela lapidação da formação de tudo, nos textos comprovantes da base Racional.
Então, o vivente costuma dizer: "-Que mundo é este! É por isso que este mundo não é nosso. Nascemos e morremos por não estarmos em nosso mundo verdadeiro. Está visto que não somos deste mundo; se fôssemos, seríamos eternos e o mundo seria nosso. Por estarmos fora do nosso mundo, é que aqui não temos equilíbrio. Não conhecemos a formação verdadeira; conhecemos sim, a formação aparente feita pelos nossos cálculos cá na Terra, resumindo tudo no infinito, misteriosamente e sem solução de coisa alguma."
É por isso que nesse mundo, tudo depõe contra o ser humano, começando pela própria natureza e acabando entre tudo e entre todos. O mundo, nessas condições, é considerado como um aleijão da natureza.
A vida é de sacrifícios, onde se sofre sempre e depois de sofrer, morre-se e tudo desaparece. Uma vez morto, tudo some, por esse não ser o vosso mundo.
A natureza é considerada na ciência aí da Terra, como um fenômeno indecifrável e indivulgável para a imaginação do vivente. O mistério sempre aí foi mantido, e só agora estão sabendo porque aí nasciam e desapareciam sem ter vontade, acabando tudo em nada, por estarem fora do vosso mundo. Agora é que estão vendo que são
mesmo deformados.
A deformação é tanta que se acostumaram com essa natureza assim. Acostumados aparentemente, pois, verdadeiramente nunca estiveram satisfeitos de assim serem, seres sempre em sofrimentos e o sofrimento não satisfaz ninguém. Eis a razão de levarem essa vida aí cheia de queixumes, cheia de monstruosidades, onde a natureza se revolta contra seus próprios habitantes, por os habitantes não serem aí desse mundo.
A natureza vos cria, vos faz sofrer e vos mata. Porque vocês não são daí, revolta-se e investe contra o ser humano através de uma faísca elétrica, um tufão, um furacão, um terremoto, uma epidemia, doenças incuráveis, bichos, insetos, feras, calor demais, espinhos venenosos, enfim, toda a sorte de maus-tratos.
Se vocês pertencessem a esse mundo, a natureza não vos desfavoreceria tanto assim. Está provado que todos vivem enganados, ludibriados, sofrendo as conseqüências de tudo isso. Porém, agora é que estão vendo de onde saíram, porque saíram e como vieram passando por uma infinidade de transes até chegarem ao que são, para agora chegarem ao conhecimento e saberem o porquê de tudo isso, para onde vão, que é para o vosso lugar verdadeiro.
(pág.251/252, 1° Volume, Livro UNIVERSO EM DESENCANTO, autor: RACIONAL SUPERIOR)