O BEM É O FLUIDO RACIONAL DO MUNDO DE ORIGEM DO ANIMAL RACIONAL, QUE É DO OUTRO MUNDO, A PLANÍCIE RACIONAL, E O MAL, O FLUIDO ANIMAL, O ELÉTRICO E MAGNÉTICO, DO ANIMAL IRRACIONAL, DO MUNDO DO ENCANTO, AQUI DA TERRA
E assim, o animal Racional é um aparelho astrológico eletrico e magnético, porque é feito por esta natureza desse conjunto elétrico e magnético.
A cabeça é o relógio que recebe fluidicamente os pensamentos bons e os pensamentos maus e as intuições boas e as intuições más.
Então, sendo o fluido magnético que transmite o mal, os fluidos maus e o pensamento mau; e a pessoa se tornando instrumento do fluido mau, fazendo mal, porque está fluidicamente recebendo a intuição ou o pensamento mau. Transmitindo o fluido magnético. Por isso, torna a pessoa malfazeja, um monstro diabólico. Então, fluido magnético é o causador da destruição do animal Racional.
Todas as invenções, criações e aspirações, criadas e inventadas para a destruição e para o mal só ser humano, tudo é de inspiração magnética, é o fluido magnético que inspira a pessoa para isso ou aquilo, destruindo então, todas as invenções e vice-versa do animal Racional; vem do fluido mal, do fluido magnético, que transmite esta ou aquela idéia no relógio do animal Racional.
E o fluido elétrico é o juízo do pensamento bom e do bem.
Então, está aí a causa dos males do animal Racional servindo de joguete desses dois fluidos destruidores, o elétrico e o magnético, porque não há efeito sem causa.
O mal tem a sua causa e a causa é o fluido magnético, que dá este ou aquele pensamento, esta ou aquela idéia, transmite fluidicamente no corpo fluídica elétrico e magnético, em matéria, DO animal Racional.
Então, o animal Racional está servindo de instrumento de duas forças destruidoras, servindo de joguete de duas forças destruidoras, o fluido elétrico e o fluido magnético. E é por isso que está aí o desequilíbrio do ser humano.
O fluido magnético não é o verdadeiro, porque não há efeito sem causa. E assim, o animal Racional é culpado de proceder assim? Não. O culpado de procederem assim é o fluido magnético, por não conhecerem a sua verdadeira natureza e o porquê que eram assim. Portanto ninguém tem culpa de ser assim, ninguém tem culpa, porque desconheciam o porque que eram assim. Agora que estão conhecendo o porquê que são assim, maus, geniosos, nervosos, desequilibrados, procedendo mal, pensando mal, agora já sabem que não há efeito sem causa. O causador de todos os males que é transmitido no animal Racional é o fluido magnético. Então, o culpado de serem assim é o fluido magnético. Então, o animal Racional desconhecia o seu ser e desconhecia por que estavam ligados a esta base do elétrico e magnético, à qual não pertenciam. Agora que estão sabendo e conhecendo que não pertenciam a esta base e o porquê que não pertenciam e o porquê estavam desconhecidos da sua verdadeira origem, porque não sabiam de onde vieram nem para onde vão. Nasciam aí neste mundo sem saber por quê.
E viviam sem saber por quê. E por não saber por que é que sofriam deste jeito, todos sofrendo, todos de Herodes a Pilatos, todos agonizando sem saber por quê. Todos preocupados, todos nervosos, ninguém sabia por quê. Todos insaciáveis e não sabiam por que desse desequilíbrio, porque não há efeito sem causa. Se assim estava e se assim eram deste jeito, tinha que existir a causa e o porquê da causa. Qual é a causa? É o fluido elétrico e magnético.
Então, o animal Racional não é culpado de assim ser, o animal Racional não sabia o porquê que assim era, deste jeito, e por que vivia assim deste jeito. Então, agora, está aí o bálsamo maravilhoso Racional.
( pag.77/79, 5° Volume da Obra, Livro UNIVERSO EM DESENCANTO, autor: RACIONAL SUPERIOR)