UM ESCLARECIMENTO
Enquadrar é a tendência da maioria ao conhecer algo novo, inédito. Busca nos pontos de referência tradicionais uma identificação ou justificativa que satisfaça a sua sede de definição.
O homem é inseguro e precisa rotular tudo dentro de padrões que já conhece, que já domina. Com isso se esquece que a natureza é de transformações nada se repete. Padrões de ontem e de agora criados pela imaginação e pelo pensamento não tem base nem estrutura suficiente para servirem de ponto de referência para manifestações da vida de hoje ou de amanhã. Muitos tem ignorado isso, e há muito vem insistindo, sem maiores critérios, em dizer que a CULTURA RACIONAL é uma ceita. Outras vezes diz que é religião ou doutrina. E nada disso a CULTURA RACIONAL é. Todos precisam serem informados corretamente.
EM RELAÇÃO A DOUTRINA
OU RELIGIAO.
É um conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso. A CULTURA RACIONAL nao é um conjunto de princípios que se presta para base de alguma coisa. Ela é a CULTURA natural da natureza, base verdadeira Universal.
" CRENCA na existência de uma força ou forças sobre naturais
A CULTURA RACIONAL NAO é crença. Crença é algo admitido pela fé, independente de provas e comprovações. Crença é aceitação passiva, sem conhecimento inteligível da base lógica da coisa acreditada.
A CULTURA RACIONAL é um conhecimento que da a consciência plena é verdadeira, natural e desmistificar a de toda existência. Quem crê é convicto, quem conhece é consciente.
CATEQUESE CRISTÃ
Não é função da CULTURA RACIONAL dar instruções sobre a filosofia cristã.
ENSINAMENTO E PREGACAO
A CULTURA RACIONAL nao
é um ensinamento de vida, e sim um conhecimento sem mistérios da vida. Ela nada prega, porque respeita o livre arbítrio de cada um.
TEXTOS DE OBRAS ESCRITAS
A CULTURA RACIONAL É inédita para a humanidade, não é extraída do saber humano, é um saber extracosmico.
3 A CULTURA RACIONAL NAO é da convicção, da consciência. Consciência é o mesmo que "com saber" O convicto aceita totalmente sem comprovações. O consciente sabe totalmente porque teve comprovações e ainda, a CULTURA RACIONAL mostra que o ser consciente presta obediência só a si mesmo, a sua própria consciência, a consciência positiva, o raciocínio.
4 O consciente raciocina porque conhece e pode fazer justa avaliação das coisas, a avaliação real, imparcial, isenta de preconceitos natural.
O convicto (ou crente) pensa e imagina, porque não conhece e dá as coisas o valor que ele ou outros pensam e imaginam que as coisas tem, um conceito que não corresponde a realidade e finalidade da coisa - um pré- conceito, ou preconceito.
( Fonte: Estudante de Cultura Racional)