"O animal Racional julgava e pensava, que a sua origem tivesse sido do animal irracional mais apurado. Então muitos diziam: "nós somos uns animais mais apurados do que os animais irracionais, porquê somos livres pensadores, porque nós temos os mesmos costumes dos animais irracionais". Ainda mais diziam: "eles não falam, mas entendem tudo, atendem a tudo. Entendem tudo e só faltam falar, então, a nossa descendência é do animal irracional mais apurado, ficamos diferentes.
Isto é o que muitos pensavam e julgavam que tinham a mesma origem, por verem que a semelhança é muita. Então, hoje vendo o porquê assim são e por que assim ficaram, nesse desequilíbrio, sem se definir, sem saber, desconhecidos do seu ser, fazendo uma infinidade de conjecturas imaginárias e se ridicularizando cada vez mais com esses moldes e modos, superimaginários, que nunca chegaram a uma conclusão real do verdadeiro ser do animal Racional.
E hoje, vendo e sabendo a razão e o porquê de assim serem, os motivos básicos dessa fusão, de assim viverem, contra si mesmos."
( Fonte: Livro UNIVERSO EM DESENCANTO, autor RACIONAL SUPERIOR)