"Assim, hoje em mãos de todos, o verdadeiro translado de toda essa odisséia material. Todos conhecendo e sabendo o porquê se originaram assim, conhecendo o princípio da matéria, o antes de serem matéria, que eram Racionais que vinham perdendo as suas virtudes, a ponto de se extinguirem. E hoje, conhecendo o antes de serem Racionais que vinham perdendo as suas virtudes. O que eram? Racionais puros, limpos e perfeitos no seu mundo verdadeiro de origem, a PLANÍCIE RACIONAL.
Vejam quanto já penaram e quanto já sofreram, por viverem aí sem saber o porquê viviam assim desse jeito, assim dessa maneira horrivelmente. Todos procurando tudo saber e sempre todos na mesma, por serem encantados. Todos enjaulados aí, dependendo destas sete partes, sem conhecerem, sem saberem o porquê desse manejo todo, da formação dessa natureza assim ser e vivendo igualmente ao irracional, que nada conhece e nada sabe do seu ser.
O irracional, não podia de forma alguma saber a origem do seu ser e o animal Racional vivendo identicamente, porque não sabia também. Estavam em iguais condições. E por não saberem, tinham mesmo que multiplicar o sofrimento de si mesmos e depois, ficarem apavorados, com tantas monstruosidades, criadas e inventadas inconscientemente, para a destruição de si mesmo e de seus semelhantes."
(6°Volume da Obra, Livro UNIVERSO EM DESENCANTO, autor RACIONAL SUPERIOR)
( Colaboração: Ricardo Reis)