ATRASO
Os atrasados criaram essa mania de preocupações. Para que serviu ?
Para que serve ?
Só para destruir a vida o mais depressa possível. As preocupações devem ser naturais. As naturais não forçam, não cansam, não maltratam, não incomodam nem molestam. Mas, desvirtuaram do ser natural por serem atrasados. O esfôrço só prejudica. Tudo que depende de esforço excede ao natural, e assim sendo, só faz mal. Se não fossem tão atrasados reconheceram isso, mas, por serem atrasados é que acham que o esforço dá vida. Não, o esforço tira a vida, não dá. E assim, fizeram pelo grande atraso que possuiam, o sofrimento aumentar e multiplicar de uma maneira tão assombrosa, que não há quem não sofra.
Todo isso, pelo efeito da degeneracao. As degeneracoes provocam mesmo o enfraquecimento entre as gerações. Quanto mais fracos mais degenerados pela própria natureza, e mais atrasados em tudo.
A vida assim continua até que todos fiquem lmunizados Racionalmente, para deixarem de ser assim como são, guerreiros vencidos que se resumem na morte, na campa fria onde se extinguem todas as ilusões, alegrias, virtudes emperdenidas de misérias, que é o prato consumidor. Todos comem as lindas maravilhas do encanto em que permaneceu êste fel entre todos. Onde o sossego, a paz, e alegria duradoura, só está no nome, por isso tudo se acaba, se transforma, tudo é tão vago e tão o vago é tudo, como a água que corre para baixo e não volta mais.
(Mais detalhes deste conhecimento: nos livros Universo em Desencanto)