"E assim, vivendo sem saberem o porquê tinham vida, sem saber por que viviam assim, aprendendo sempre até morrer sem concluírem coisa alguma de certo, diziam: “- Quando é que vamos encontrar o certo, para justificação do nosso verdadeiro ser e da nossa verdadeira origem e da origem do mundo ser assim como é?
Aprendemos tudo com grande sacrifício e o que aprendemos não nos adianta coisa alguma, porque o certo de tudo ninguém nunca pôde revelar.”
E assim, muitos diziam: “- Esses mistérios são insolúveis, desconhecemos a origem de tudo, nunca houve quem nos explicasse o certo de coisa alguma; o certo só pode ser esclarecido por alguém de fora deste nosso mundo."
Muitos, atingindo o último ponto de raciocinar as coisas, por encontrarem, a impossibilidade de poderem descrever uma coisa que quando nasceram sem saber por que, já estavam feitas e prontas para todos verem. Então aí, havendo a impossibilidade de descrever sobre a origem do mundo, sobre a origem do seu ser e sobre a origem de todos os seres, mantendo assim então, todos os mistérios e todos os enigmas nesse encanto pavoroso, sem solução.
E então, hoje, todos que chegaram ao ponto máximo de raciocinar assim dessa forma, dizem: “- É verdade! Agora chegou a verdade das verdades: Está aí a resposta do que nós sempre buscamos, que nós sempre pensamos. Nós sempre pensamos assim desta forma, mas a solução não estava aqui em nós. A solução não estava aqui em nós, porque quando nós nascemos neste mundo, já o mundo existia e nós não sabemos como nascemos e muito menos, sabemos como este mundo foi feito. A solução só podia mesmo vir de fora.”
Hoje, todo o esclarecimento vem do MUNDO RACIONAL, da origem desse mundo que estava encantado, trazendo o desencanto deste mundo, com as revelações feitas e vindas do MUNDO RACIONAL, desencantando esse encanto Racional."
( Livro UNIVERSO EM DESENCANTO, autor RACIONAL SUPERIOR)