"Quem sofre é porque nada sabe, se soubesse não sofria.Então, a sabedoria de todos é de sofredores, porque todos sofrem.
Tudo isso por ser um curso primário. Então, por estarem nesse curso primário, sabiam que eram de matéria, mas não sabiam por que eram de matéria, não sabiam por que eram assim, não sabiam por que foram feitos assim, não sabiam o porquê que se originaram assim.
Tudo isso, porque viviam nesse primarismo, que por ser um conhecimento primário, é um conhecimento sem base e sem lógica, sem pé e sem cabeça. Então, aí sofriam todos, sofriam os que diziam que sabem e sofriam os que nada sabem. O sofrimento provando que nada sabem por viverem neste curso primário. Primário por ser um curso deformado, primário por ser extraído da mente do imperfeito cheio de defeitos. Então primário.
Então, muitos julgavam que sabiam muito e sabiam até demais, mas tudo por serem um ser inconsciente. Se soubessem tanto como pensavam, já teriam desvendado todos os mistérios, já teriam desvendado todos os enigmas. Mas muitos, convencidos nas aparências e nas ilusões, julgavam saber até demais e na mesma hora em contradição com o seu saber, por serem sofredores.
O sofrimento está provando que nada sabem e que nada conhecem, estão completamente iludidos que sabem, estão sonhando que sabem por viverem de aparências, aparentando que sabem e o sofrimento provando e comprovando ao contrário como quem diz: a sabedoria verdadeira não é esta, portanto nada sabem, este conhecimento do animal é um conhecimento primário e por isso, todos sofrem. A sabedoria é tanta, que nunca puderam abolir o mal, a sabedoria é tanta, que sempre multiplicou o mal. Então, sabedoria de sofredores, sabedoria para sofrer não é sabedoria. Quem sabe, não sofre e quem não sabe, sofre.
Então, tudo isto não passou de um primarismo magnetizado por esse embuste criado pela mente dos deformados. Sabedoria de deformado é uma sabedoria deformada, sabedoria de degenerados, é uma sabedoria deformada. Sabedoria de sofredor, não é nenhuma, senão, não seria sofredor. Então, curso primário, este primarismo onde muitos queriam se julgar aquilo que não são, envaidecidos com este primarismo, como coisa que soubessem a verdadeira realidade da vida provisória.
E assim, hoje todos conhecendo e sabendo o porquê que estavam vivendo assim, desta maneira, com esta vida provisória. Então, se iludiram com este tudo aparente, julgando serem o que nunca foram, julgando serem aquilo que não são, julgando serem tudo, enganando a si mesmos e daqui a pouco o tudo acabando em nada.
Agora sim, conhecem a CULTURA RACIONAL, desvendando todos os mistérios e o porquê da origem do animal Racional que hoje, não é mais animal Racional e sim Aparelho Racional, por estar aí, a Fase Racional."
( Livro UNIVERSO EM DESENCANTO, autor RACIONAL SUPERIOR)