"A vida da matéria é um curso primário, primarismo muito grande, por isso são sofredores. O primário não tem condições de abolir o seu sofrimento, por ser primário. Por serem primários é que sofriam a vida inteira, sem saber por quê. Então a vida da matéria, é uma vida primarista, um curso primário.
Por serem primários é que não sabiam por que estavam aí nessas condições, nunca puderam solucionar a razão do ser humano. Nunca puderam! Para ver como a ilusão trai todos numa tal forma, que ficam julgando ser aquilo que não são. Ficam se julgando grandes sábios, quando no ver das coisas, são grandes sim, primaristas. Por o estudo da Terra ser um estudo primário, é que vivem a vida inteira aprendendo até morrer e todos, sempre por saber. Sempre aprendendo e sempre por saber. Tudo isso por viverem se alimentando, aparentemente, nesse curso primário.
Então, nesse curso primário, o ser humano vai remediando até não poder mais remediar, porque o curso primário, só dá mesmo para remediar até não poder mais e acabou-se a vida. Então, remedeia daqui, remedeia de lá, um remendo de lá, um remendo de cá, e assim a vida dos remédios, a vida dos remendos, por tudo ser um curso primário. Por serem primaristas, aprendendo sempre até morrer, não concluindo o verdadeiro saber como nunca concluíram, por isso, estão aí na categoria de sofredores, ainda não chegaram no curso superior, para saberem então, porquê foram feitos no mundo da dor. Nasceram da dor, vivem expostos à dor e acabando em dor.
Então, a vida da matéria é um curso primário. Para chegar ao superior, é preciso conhecer o que está aí em suas mãos, a CULTURA RACIONAL. Então, aí sim, alcançando o curso superior, está definida a situação do primarista que julgava, que neste curso primário sabia até demais. "
( Livro UNIVERSO EM DESENCANTO, autor RACIONAL SUPERIOR)