Portanto, os viventes vivem no Mundo, por verem os demais viverem, e prestam atenção nessas asneiras, nessa vida cheia de contradições, e agora recebem nesta lição a prova de que vivem errados, e por isso, todos sofrendo.
Como é que se deve empregar o nome de todas essas fantasias? Sugestão e auto-sugestão.
Sugestão, quer dizer: sujeira, sujo, imundo, com essas imundices todas ai do Mundo, entupidos de misérias ludibria- doras, embriagados pela ilusão, e por ela dominados
Da ilusão nascem os vicios, dos vicios as peripécias e das peripécias os princípios. É assim como vagam no Mundo, esses entupidos, sugestionados com essa sujeira, adotando talismas como relíquias preciosas, embriagados com essa vida de caducos. Quem vive assim, como todos vivem, são verdadeiros caducos. Caduca quem sabe, caduca quem não sabe, caduca o grande e caduca o pequeno, e os mistérios aí todos por serem desvendados, dentro dêsse Mundo que é o enigma e todos são enigmáticos.
Por que todos são enigmáticos? Porque a vossa formação e a formação de tudo aí se mantém misteriosamente. Corpos misteriosos porque ninguém nunca soube quem os fêz, ou como apareceram aí nesse Mundo. Cada ser humano é um ser enigmático, por se encontrar, misteriosamente, nessas condições, sem saber como foi feito, como foi formado, de que foi formado, nem porquê foi formado. São, portanto, enigmáticos dentro dêsse mundo, que é um enigma, e agora vão deixar de ser, devido a salvação que está aqui em vossas mãos. Deixarão de ser sugestionados, com essa sujeira, com essa lama, com êsse lôdo, a pensarem e julgarem muitas vezes uma coisa por outra. Admitindo tudo e pensando a vida ser essa mesma, e nunca se conformando com ela, porque ninguém se conforma com o sofrimento e muito menos com a morte. Portanto, assim era para os sugestionados, e verdadeiramente deixou de ser por as conformidades não corres- ponderem.
A sugestão e auto-sugestão, é o que brilha aí no Mundo como elemento de prestígio aparente para os cegos de olhos abertos, que nunca souberam divulgar o que são essas coisas, o que é o Mundo, e o que são todos.
O Mundo rege-se nessa intensa confusão, que de longos séculos e veteranas eras, todos vêem confundidos com o Mundo e com a vida, e sempre a multiplicarem as confusões. Pois se nada sabiam, como podiam divulgar e definir o certo? De maneira alguma. Agora é que estão vendo a origem e o princípio de tudo, antes da origem dessa formação como eram e porque deixaram de ser o que eram para serem assim como são.
( Amarelão, Livro UNIVERSO EM DESENCANTO, autor RACIONAL SUPERIOR)